segunda-feira, 18 de julho de 2011

Dia 13: Não faça papel de louca

Oi, Gente!

Hoje, já estou completando 13 dias de dieta. Em geral, tudo tem caminhado bem, tirando um leve deslize de sábado. "Pohan Laura, enfiou o pé na jaca e comeu chocolate na TPM?" Não, pior, minhas amigas, muito piro: bebi.

O álcool é uma das piores coisas pra quem está de dieta. Além das calorias, ele deixa a gente inchada, dá dor de cabeça e mexe com nossa digestão por uns 2 dias! Sem contar das consequências, digamos, morais que o álcool causa. Tá, eu sei que é phoda ficar sem beber, porque, NÉ, tem coisa que só desce com vodka. Mas então, como lidar? Beba menos. Procure separar um dia da semana e beba neste dia. Evite acompanhar o álcool com outras coisas tipo aperitivos. Além disso, evite drinks com leite condensado, chocolate e etc. Isso eleva muito o índice calórico do seu drink e vai ferrar sua bunda depois.

Ah, sim, claro, não beba cerveja. Preciso pontuar as razões? Inchaço, barriga, barriga e barriga estão bom pra você?

Então, se quiser MESMO beber, prefira vinho e drinks com fruta, que são menos calóricos...se for suco clight, melhor ainda!


Mudando de assunto...

Ontem estava conversando com uma grande amiga sobre os resultados da minha bebilança toda do final de semana. A gente acabou caindo num ponto muito bom que queria tratar desde que criei o blog: como não descontar as emoções na comida.

Veja, que atire o primeiro esmalte: quem nunca comeu uma caixa de bis depois de ver o boymagia pegando a piranha do macacão colorido da academia? Ou quando o namorado decide que "ele quer viver um pouco a liberdade individual dele", ou quando seu chefe te passa um trabalho de cão que só uma banana split vai poder te ajudar? Ou quando você toma pau na porra da matéria que vai trancar sua vida na faculdade e tudo em que pensa é em mousse de limão com calda chocolate.


A gente tende a descontar as nossas emoções na comida. Tá feliz? Come! Tá triste? Come mais ainda.


Gente, como diz o grande Chico Buarque de Holanda: não faça papel de louca. A comida não tem boca, nem ouvido e nem mãos pra te entender. Comer NÃO vai resolver seu problema e muito menos fazer com que você o esqueça.

Fiquei pesquisando indicações de profissionais sobre como lidar com isso. Como controlar a ansiedade e não descontá-la na comida. Mas, confesso que não achei nada que me convencesse. Então, resolvi pontuar o que EU - como internacionalista e profissional de comércio exterior - vejo a solução:

1) Não faça papel de louca. Veja, a comida não vai resolver seu problema. Ela pode fazer com que você esqueça o problema momentaneamente, porém, depois, o problema voltar e você estará mais gorda, mais feia e mais infeliz. O que irá piorar a situação.

2) Respira no saco. Amiga, tudo tem solução. Acredite. Não há problema que não seja resolvível. Então, quando a apreensão bater, pare, respire, inspire, respire, inspire. Acalme-se, pense e reflita numa solução para o problema

3) Use a cabeça, não a boca. Ao que tudo indica, quem pensa é o cérebro. Como você pretende que ele trabalhe em paz com você mastigando feito uma louca e mandando ele trabalhar pra aumentar suas células?

4) Dê uma volta. Saia de onde estiver. Se estiver em casa, saia para dar uma volta. Se estiver no trabalho, vá ao banheiro. O importante é sair pra refletir e se acalmar.

5) Faça compras. Esse, confesso, é especial para o man issue. Eu diria, inclusive, que esse é o principal motivo de ataques a comida por parte das mulheres. Amiga, ele te deixou? Pegou uma piranha na sua frente? Calma. Respira. Bebe uma água. Depois, saia, vá ao Shopping e compre. Compre as coisas que você gosta. Uma roupa bonita, um perfume, um brinco. E se estiver quebrada? Compre esmalte. Compre batom de farmácia. Compre coisinhas na loja de 1,99. Não estou dizendo pra canalizar sua compulsão nas compras, apenas penso que, ao sair para as compras e ver tanta coisa que vai te deixar linda e maravilhosa você descansa a cabeça e esquece o man e, quem sabe, o issue que ele causou.

6) Converse com alguém. Amigo é pra isso gente. O Suflair não vai te entender, seu amigo sim. Já teve dias em que liguei pra algumas amigas dizendo a seguinte frase: preciso conversar, se não vou comer 12 mousses de chocolate!

7) Keep Calm and Carry on. Fique calma. Não importa quão feio é seu problema, mantenha a calma. Com calma, tudo se resolve.

Pensem comigo: será que vale a pena jogar todo os esforço de meses pela lata do lixo por um problema passageiro?


Boa Semana!


=*

Laura

3 comentários:

tati disse...

dicas sensacionais de minha miga Laura!!!!....

Ana disse...

amei o blog!!
bjs...

Laura disse...

Seja bem vinda, Ana!