quinta-feira, 14 de julho de 2011

Acupuntura: uma luz no fim da ansiedade!

Muuuuito tempo atrás, numa terra distante, longe da civilização eu namorava um cara. Acontece que esse cara tinha uma mãe médica e acupunturista e, num belo dia, no auge da minha ansiedade pré-vestibular, ela colocou três pedacinhos de micropore, cada um com uma sementinha, em três pontos da minha orelha e me falou para massageá-los sempre que eu lembrasse. 
Psicológico ou não, para a minha surpresa, minha ansiedade melhorou 200% e, consequentemente, a quantidade de chocolate, sorvete e coca-cola consumidos diminuiram, tendendo pra quase zero! (Obrigada, Dr. Cecília!)


Pois é, como já comentei aqui, semana passada procurei outro profissional desse ramo, o Dr. Manoel Padilha, que me passou uns florais, e tenho feito duas sessões de acupuntura por semana.
Semana passada ele deixou quatro microagulhas na minha barriga e me explicou que são para estimular não sei o que lá que ajuda a eliminar gordura e desinchar. Quanto a eliminar gordura eu não sei, mas pra desinchar ta sendo uma maravilha! Além disso, todo o ambiente calmo e bonito me fazem sair de lá bem relaxada! Uma sensação de paz, sabem??? 
Em outras palavras: ESTOU AMANDO!! :D


A amiga se interessou e quer saber mais? Senta aí, então!


O que é: 
A acupuntura pode ser definida como a estimulação de pontos específicos sobre a pele. Esta estimulação pode ser feita com a pressão da ponta do dedo ou com agulhas muito finas. O intuito é afetar o funcionamento do corpo.




Como funciona: 
Para compreender a utilidade da acupuntura, devemos primeiro entender um dos conceitos mais importantes da medicina chinesa, o conceito de equilíbrio natural e as relações entre corpo: Yin e Yang, e Ki (chi).
A ciência chinesa teoriza que o corpo humano e outros seres vivos são percorridos pelo fluxo natural do Ki, que flui constantemente através do corpo ao longo de canais chamados "meridianos". O Ki é composto de Yin e Yang, quando há um equilíbrio de forças, o corpo está com uma boa circulação de força vital, saudável. No entanto, quando o fluxo de Ki é insuficiente, desequilibrado ou interrompido, o Yin e o Yang estão desequilibrados e pode ocorrer a doença.
A saúde depende do equilíbrio e da harmonia entre estas 2 energias antagônicas e que se completam: Yin e Yang.
Tradicionalmente existem 365 pontos no corpo humano, nos meridianos que correspondem aos órgãos internos.
Alguns pontos tendem a convergir o Ki para o interior do corpo, enquanto outros trazem energia para a superfície.
A escolha dos pontos de acupuntura a serem usados para cada paciente dependerá de cada caso.
A OMS (Organização Mundial da Saúde) reconhece a eficácia da acupuntura no tratamento de inúmeras doenças.


Pra que serve:
 Em 1979, a Organização Mundial de Saúde (OMS) editou uma lista com 41 doenças que apresentaram excelentes resultados com o tratamento de acupuntura. Quadro com alguma delas:
                                                               
Afecções físicas
distensão muscularalivio da dor e desaparecimento dos sintomas em 82% dos casos
dor cervicaleficácia em 67% dos casos
pescoço rígidocura obtida em 80% dos casos após 1 sessão
espondilose cervicalmelhora significativa
dor aguda na colunamelhora imediata da dor
aumento significativo na flexão-extensão das costas
ganho na condição de manter o corpo ereto
dor lombareficácia em 72% dos casos (superior à medicação convencional)
ciáticaacupuntura distal com agulha superficial: eficácia em 72% dos casos
acupuntura local com agulha profunda: eficácia em 96% dos casos
inflamação no tórax e costelascura obtida em 65% dos casos
dor no joelhoeletro-acupuntura: alivio completo da dor em 65% dos casos
“cotovelo de tenista”eficácia em 62% dos casos
alívio da dor em 80% após a 1 sessão
periartrite no ombrocura obtida em 66% dos casos
fibromialgiamelhora significativa
fascite na planta do pémelhora significativa
osteoartriteeficácia em 61% dos casos (superior à medicação convencional)
artrite reumatóideacupuntura: alívio da dor e melhora dos sintomas gerais em 65% dos casos
eletro-acupuntura: alívio da dor em 90% dos casos
gota / artritemelhora em 100% dos casos
redução do ácido úrico similar à medicação convencional

                 http://www.drgilberto.com/



;) 

Lari

4 comentários:

Anônimo disse...

Lary adoreiii,acho que vou procurar o Dr.Manoel e fazer acupuntura tbm :)
TAINÁ

Anônimo disse...

oi Lari.
Já fiz acupuntura e apesar de ficar meio tensa com as agulhadas rsrsrs, no final da sessão me sentia bem relaxada. Minha médica tbm colocava essas agulhinhas na barriga, ajudam muito. Só não gostava das sementinhas na orelha porque eu sentia muita dor quando apertava elas na minha orelha, você não se sentia incomodada em apertar as sementinhas não?

Melancia Fina disse...

Tainá, vai sim!! Ele é um fofo!! Você vai gostar!! =]

E quanto a dor na orelha por causa das sementinhas, não sentia não!! Se bem que eu nunca fui uma pessoa muito, digamos, delicada! rsrs...

Beijos!

Lari

Laura disse...

Nu,

Você ainda sai como anônimo :(